Em silêncio, teclando em todos os cantos do país, milhões de japoneses mantêm uma intensa vida social graças a seus telefones celulares, porta de entrada a um variado mundo de comunidades on-line.
No Japão, um país com 127 milhões de habitantes e 112 milhões de celulares --quase 90% com acesso à internet--, é mais frequente a utilização dos telefones móveis que a dos computadores para navegar na rede, o que explica o sucesso de aplicativos para os keitai denwa (telefones celulares, em japonês).
Entre eles, destacam-se as redes sociais para celulares, ao estilo dos famosos Facebook ou MySpace, mas com funções específicas para as telas dos aparelhos japoneses.
O número um no Japão no setor é o Mixi, um site que nasceu há seis anos e que hoje conta com 25 milhões de usuários --quase 20% da população japonesa.
O Mixi foi criado em 2004 para ser acessado pelos computadores, mas cresceu logo em seguida até conquistar os celulares japoneses, a partir dos quais atualmente recebe cerca de 11 milhões de visitas diárias, frente aos 4 milhões de acessos pelo computador.
Através do keitai e respeitando os costumes de silêncio e educação que reina nos lugares públicos no Japão, os usuários do serviço para celulares do Mixi aproveitam as pausas em sua rotina diária para trocar fotos, conselhos, comentários, vídeos ou notícias.
Mas o que se tornaram verdadeiras minas de ouro no Japão foram os jogos sociais para celulares, aplicativos que misturam socialização e entretenimento.
O segredo de sua abrangente difusão é a gratuidade para baixar os jogos, e sua rentabilidade é garantida por objetos virtuais têm que ser comprados para ganhar pontos ou para serem trocados com outros jogadores.
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