quarta-feira, 23 de junho de 2010

Número de celulares na Grande SP devem ter dez dígitos

Acontece nesta quarta-feira (23) a primeira de duas audiências públicas programadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a criação do novo código de área 10 para os telefones celulares da região metropolitana de São Paulo e o acréscimo do nono dígito aos atuais números em todo o país. As propostas estão em consulta pública desde maio. A agência receberá contribuições até 1º de julho.

As mudanças para os municípios da região metropolitana de São Paulo buscam por um fim ao risco de escassez de números disponíveis para a telefonia móvel. Estima-se que a numeração atual prevê o atendimento da demanda nesta região somente até o fim do ano. A principal justificativa é o crescimento acentuado de habilitações das novas linhas de celulares e modems 3G.

O texto colocado em consulta pública indica que a adequação das redes das prestadoras para acréscimo do código nacional 10 em São Paulo deverá ocorrer até 31 de outubro. Como o objetivo da agência é somente atender à carência de combinações numéricas na região, o novo DDD irá sobrepor o já existente - ou seja, será usado simultaneamente com o código 11. Portanto, o usuário que realizar chamadas para o outro código pagará uma tarifa local em vez de haver cobrança de longa distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário